Ansiedade: O que os outros vão pensar de mim?
postado em: 11 de julho de 2013
postado por: Psicóloga Juliana Vieira
Como já foi visto em artigos anteriores, a ansiedade faz parte do ser humano sendo positiva para o mesmo, até que não comprometa a sua vida profissional e pessoal. Porém, há pessoas que possuem um medo intenso que outras pessoas a vejam se comportando de forma humilhante ou embaraçosa, podendo então demonstrar que algo de diferente está acontecendo.
“Tenho medo que os outros me vejam comendo ou ficando vermelha de vergonha. O que os outros vão pensar de mim? Tenho medo do que os outros pensam de mim, que eles riam de mim” Falas como estas, associadas a prejuízos que estão tendo em sua vida, tais como evitar situações sociais (por exemplo, encontro com amigos), pode estar relacionado ao Transtorno de Ansiedade Social ou Fobia Social.
Os fóbicos sociais costumam apresentar manifestações físicas como sudorese (suar demais), mãos trêmulas, palpitação, rubor ao experimentarem ansiedade, porém alguns não apresentam estas manifestações físicas, somente medo que elas possam ocorrer.
Por não saber quando vão ocorrer os comportamentos citados acima e pela ansiedade intensificada, a pessoa passa a evitar diferentes situações em que possam “aparecer” os comportamentos ou o medo, situações até mesmo que eram consideradas prazerosas. Além disso, caso a pessoa opte por enfrentar as situações, poderá fazer uso de comportamentos de segurança como: desviar o olhar, esconder –se entre os cabelos, sair somente com seus amigos como boates, bares, restaurantes com puçá iluminação, entre outros.
Caso você perceba que alguém próximo de você ou até você mesmo esteja passando por situações como as mencionadas acima, fique atento! Comece a perceber se está trazendo prejuízo à vida da pessoa ou a sua, se você está deixando de realizar atividades ou fica excessivamente preocupado com o que o outro pensa. Lembre-se que você tem escolhas: permanecer da forma que está ou ter uma vida mais saudável.