realidade-virtual-no-tratamento-de-fobia-social-psicologa-juliana-vieira-itajaipsicologia-itajai-terapia-secao-unicaPsicologia Itajai – Psicoterapia Cognitivo ComportamentalPsicologia Itajai – Psicóloga Juliana Vieira

PSICOLOGIA ITAJAÍ

Tratamento de Fobia Social: uma nova possibilidade através da realidade virtual

A ansiedade vem atrapalhando várias pessoas, interferindo no sono, na alimentação e em diversos momentos do dia a dia. Tem aquelas pessoas que possuem a mente inquieta, aquelas que não param de se mexer e aquelas que evitam as situações.

Como o medo, a ansiedade tem sua origem nas nossas reações de defesas, por exemplo, quando nós nos deparamos com situações de perigo, o organismo automaticamente se prepara para fugir ou enfrentar a ameaça. Quando a ameaça é concreta ou real, há um motivo real, tem-se o medo e quando a ameaça é potencial, tem-se a ansiedade.

Existem diversos tipos de Transtornos de Ansiedade segundo o Manual de Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais- DSM-5 (APA, 20141), porém estarei explicando um pouco sobre o Transtorno de Ansiedade Social.

Esse transtorno é quando há um medo ou ansiedade acentuados acerca de uma ou várias situações sociais no qual a pessoa é exposta a possível avaliação de outros, sendo persistente, durando mais de seis meses. A pessoa geralmente tem receio de fracassar ou passar por constrangimento.

O medo ou a ansiedade é tão alta que a pessoa deixa de realizar atividades que faria senão fosse pela influência deste transtorno, por exemplo, ir numa confraternização com os amigos, caminhar na praia, fazer uma refeição num restaurante sozinho, fazer uma atividade com pessoas olhando, apresentar um trabalho numa reunião ou no colégio ou faculdade, entrar numa sala em que já existam pessoas sentadas, ir numa entrevista de emprego, ser fotografado ou filmado, receber ou dar presentes, entre outros…

Uma das técnicas mais eficazes para tratar a Fobia Social é a técnica de exposição, podendo ser feita ao vivo ou pela imaginação. Essa é uma técnica usada pela Terapia Cognitiva-Comportamental para que a pessoa possa se acostumar com o que causa ansiedade ou medo.

Pode-se utilizar da exposição por realidade virtual que é realizada no consultório e o psicólogo auxilia o paciente no enfrentamento das situações temidas expostas pelas cenas em 3D no computador, de maneira gradual e repetida. Tratamento com a utilização dessa técnica tem demonstrado resultados excelentes na diminuição da ansiedade.

Caso você esteja sofrendo com esses sintomas aqui trazidos neste texto, procure uma ajuda. Se tiver interesse em conhecer o funcionamento do tratamento de Transtorno de Ansiedade Social também com a utilização da realidade virtual, agende sua consulta.


1 ASSOCIAÇÃO AMERICANA DE PSIQUIATRIA. DSM-5: Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais. 5. ed. Porto Alegre: ArtMed, 2014.



COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS!