realidade-virtual-no-tratamento-de-fobia-social-psicologa-juliana-vieira-itajaipsicologia-itajai-terapia-secao-unicaPsicologia Itajai – Psicoterapia Cognitivo ComportamentalPsicologia Itajai – Psicóloga Juliana Vieira

PSICOLOGIA ITAJAÍ

Depressão Infantil: Estou triste mamãe!

tags: Depressão , Psicologia , Transtornos

postado em: 10 de junho de 2013

postado por: Psicóloga Juliana Vieira

depressao-infantil

A cada dia tem se falado mais em depressão em crianças. Por muitos anos acreditava-se que só existia depressão em adultos ou no final da adolescência e atualmente já é percebido como um dos problemas emocionais mais presentes na infância.

O Transtorno Depressivo Infantil também assim chamado, é um transtorno do humor, capaz de interferir no desenvolvimento da criança ou do adolescente. Apesar da grande importância deste transtorno em relação à qualidade de vida da criança ou do adolescente, tais como dificuldades na escola até ao suicídio, esse quadro não tem sido devidamente observado por familiares e profissionais ,como também diagnosticado de forma adequada.

Apesar de ser difícil reunir dados sobre a incidência da Depressão Infantil, muitos são os estudos efetuados em diferentes países tem se observado que a media de transtornos depressivos pode situar-se em torno de 9% na população geral infantil menor de 12 anos.

Fique atento se seu filho apresenta os seguintes sinais:

  • Fala muito sobre tristeza ou tem aparência triste;
  • Chora com facilidade;
  • Ansiedade intensa;
  • Não possui interesse por atividades que gostava (brincar com colegas, jogar bola);
  • Redução ou aumento de peso;
  • Insônia ou hipersônia (excesso de sono);
  • Dificuldades na escola;
  • Sentimentos de desvalia ( se acha incapaz, feio);
  • Relata vontade de morrer;
  • Mudança de humor significativa;
  • Perda de energia física e mental.

Não é obrigatório que a criança que está com depressão infantil possua todos os itens citados para se fazer o diagnóstico e é muito importante ressaltar que estes itens são sinais de que algo pode não estar bem com a criança. Portanto, papai, mamãe ou responsável fique atento e lembre-se: somente um profissional especializado poderá diagnosticar, através de uma análise ampla da criança.


Psicóloga Juliana Vieira

Psicóloga Juliana Vieira Juliana Vieira Almeida Silva é psicóloga formada pela Universidade do Vale do Itajaí desde 2001 e possui formação em Terapia Cognitiva-Comportamental. Doutora em Psicologia (UFSC) atua nas seguintes áreas: Psicoterapia Individual e Psicoterapia de Grupo, Psicoterapia Familiar e de Casal, Orientação Profissional, Aconselhamento, Diagnóstico para crianças, adolescentes e adultos. Tem vários artigos publicados na área da Psicologia e Administração. Além de Psicóloga Clínica, realiza atividades na área da Psicologia Organizacional: consultoria (Recrutamento e Seleção; Treinamento e Desenvolvimento, Plano de Cargos e Salários, entre outros) e palestras. Atualmente é docente em Cursos de Psicologia e Administração, bem como em pós-graduações.

Posts relacionados:


COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS!