ibtcc960conheca-meus-livros-publicados-juliana-vieiraconheca-meus-livros-publicados2realidade-virtual-no-tratamento-de-fobia-social-psicologa-juliana-vieira-itajaipsicologia-itajai-terapia-secao-unicaPsicologia Itajai – Psicoterapia Cognitivo ComportamentalPsicologia Itajai – Psicóloga Juliana Vieira

PSICOLOGIA ITAJAÍ

Entrei na faculdade, mas é isso que quero? Dúvida….

tags: carreira , dúvida; escolha profissional; mudança; curso; graduação; , profissão

postado em: 28 de agosto de 2022

postado por: Psicóloga Juliana Vieira

Não é incomum encontrar estudantes universitários matriculados regularmente e frequentando os cursos que “escolheram”, em dúvida se é aquilo mesmo o que eles querem.

Geralmente, essa dúvida é consequência de um processo de escolha que não foi bem fundamentado nas suas aptidões, gostos, habilidades e potenciais.  A decisão poder ter ocorrido pela influência de familiares, os quais transferem aos jovens seus desejos e preferências profissionais.   Em outras situações, a escolha pode ocorrer pela influência de amigos, com o “projeto” de trabalharem juntos no futuro.   Existe ainda a influência das ondas das profissões da moda. Já ocorreram ondas das profissões do Direito, da saúde, a onda da T.I. (hardware/software), da publicidade e comunicação, das ambientais e agora as digitais (Apps, gamers, digital influencer, etc).

Independentemente do que influenciou alguém a iniciar o curso, o importante agora, se surgiu e permanece a dúvida, é reavaliar o que está fazendo e o que gostaria de fazer.  

Vão aqui, então, algumas considerações que poderão ajudar:

A primeira sugestão é não parar o curso enquanto você não fizer outra escolha: isso é importante para não interromper o contato com os estudos, com a universidade e correr o risco de aumentar ainda a dúvida. Para não “perder o embalo” da escola. Também porque todo conhecimento é importante, assim você continua adquirindo conhecimento da especialidade do curso. E ainda, como você está em dúvida, vai que, após sua reavaliação, decide continuar no mesmo curso.  Assim não perde nada.

Então, paralelo a essa decisão, você pode iniciar o processo de reavaliação das carreiras e áreas de interesse.  Essa reavaliação é importante pois, tudo o que você puder decidir com propriedade agora, será tempo economizado no futuro e aumento das possibilidades de sucesso na carreira. São escolhas com reflexo em muitos anos no futuro, talvez por toda vida. Se você gastar três ou seis meses num processo de reavaliação, é muito pouco comparado com o tempo futuro. E se a decisão for de trocar de curso, mesmo os anos já cursados foram poucos, considerando toda a carreira vindoura. 

O importante é descobrir o que gosta e o que está de acordo com suas caraterísticas pessoais.  No processo de avaliação pode ocorrer até que você compreenda que o curso atual é uma ótima opção.  O importante é reavaliar para sair da dúvida, para ter certeza da sua escolha e dedicar a ela.  Isso é investir no seu futuro.  

No blog anterior você encontra as dicas de como fazer sua avaliação.

Autores: Aroldo M. Vieira (CRP: 12/ 22488) e Juliana Vieira A. Silva (12/03297)


Psicóloga Juliana Vieira

Psicóloga Juliana Vieira Juliana Vieira Almeida Silva é psicóloga formada pela Universidade do Vale do Itajaí desde 2001 e possui formação em Terapia Cognitiva-Comportamental. Doutora em Psicologia (UFSC) atua nas seguintes áreas: Psicoterapia Individual e Psicoterapia de Grupo, Psicoterapia Familiar e de Casal, Orientação Profissional, Aconselhamento, Diagnóstico para crianças, adolescentes e adultos. Tem vários artigos publicados na área da Psicologia e Administração. Além de Psicóloga Clínica, realiza atividades na área da Psicologia Organizacional: consultoria (Recrutamento e Seleção; Treinamento e Desenvolvimento, Plano de Cargos e Salários, entre outros) e palestras. Atualmente é docente em Cursos de Psicologia e Administração, bem como em pós-graduações.

Posts relacionados:


COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS!