realidade-virtual-no-tratamento-de-fobia-social-psicologa-juliana-vieira-itajaipsicologia-itajai-terapia-secao-unicaPsicologia Itajai – Psicoterapia Cognitivo ComportamentalPsicologia Itajai – Psicóloga Juliana Vieira

PSICOLOGIA ITAJAÍ

Posso viver sem estresse?

tags: estresse , psicologaitajai , Psicologia , psicologiaItajai , psicologiaSC , psicoterapia , terapia

postado em: 16 de agosto de 2021

postado por: Psicóloga Juliana Vieira

A correria do dia a dia, as responsabilidades, os objetivos e prazos a cumprir, problemas a serem resolvidos, as decisões a serem tomadas, são muitas vezes situações de pressão e frustração que vão ocorrendo, tanto em nossa vida pessoal como na profissional que podem causar estresse.

Estresse faz parte da nossa vida e não temos como evitá-lo, pois é qualquer mudança na qual precisamos nos adaptar. Porém, associamos estresse somente a situações negativa, mas há dois tipos de estresse. O positivo, que nos impulsiona, nos dá força, como por exemplo, o nascimento de um filho, a compra de uma casa, ficar apaixonado ou ter alguma realização. E o negativo, repetitivo, que nos paralisa, transtorna e nos consome. Esse último tipo de estresse pode ser passageiro, como a possibilidade da perda do emprego que não se concretiza e o prolongado, como doenças, problemas financeiros por muito tempo, relacionamentos pessoais extremamente desgastantes, ameaças a sua segurança, etc. O estresse será negativo ou positivo dependendo da maneira como reagimos às experiências estressantes, criando uma resposta de estresse.

O estresse negativo pode alterar o comportamento, deixando a pessoa irritada, mal humorada, ansiosa e fadigada, acarretando prejuízos no relacionamento dela consigo mesma e com as pessoas no qual ela interage. Abre-se um canal para doenças como enxaqueca, gastrite, depressão, hipertensão, insônia e até problemas cardíacos.

Podemos melhorar a nossa qualidade de vida e com isso minimizar o estresse. Portanto, lidar de maneira saudável com situações que desencadeiam o estresse: perceber o que realmente está acontecendo, viver no aqui e agora, curtir as coisas boas da vida que estão ao nosso redor, um dia de sol, uma palavra amiga, um beijo de quem você ama.  Mas como se manter tranquilo diante de tantos problemas que surgem? Então, aí vão algumas dicas que podem ajudar: aprender a parar, interrompendo o ritmo frenético do dia a dia para poder identificar nossos pensamentos e sentimentos; se alimentar de forma adequada; praticar exercício físico; ir a lugares ou ligar para pessoas que você se sente bem (com segurança); massagens corporais; utilizar técnicas de relaxamento. Não podemos viver sem estresse, mas podemos lidar com situações que desencadeiam o estresse de uma forma diferente, de uma forma positiva.


Psicóloga Juliana Vieira

Psicóloga Juliana Vieira Juliana Vieira Almeida Silva é psicóloga formada pela Universidade do Vale do Itajaí desde 2001 e possui formação em Terapia Cognitiva-Comportamental. Doutora em Psicologia (UFSC) atua nas seguintes áreas: Psicoterapia Individual e Psicoterapia de Grupo, Psicoterapia Familiar e de Casal, Orientação Profissional, Aconselhamento, Diagnóstico para crianças, adolescentes e adultos. Tem vários artigos publicados na área da Psicologia e Administração. Além de Psicóloga Clínica, realiza atividades na área da Psicologia Organizacional: consultoria (Recrutamento e Seleção; Treinamento e Desenvolvimento, Plano de Cargos e Salários, entre outros) e palestras. Atualmente é docente em Cursos de Psicologia e Administração, bem como em pós-graduações.

Posts relacionados:


COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS!