ibtcc960conheca-meus-livros-publicados-juliana-vieiraconheca-meus-livros-publicados2realidade-virtual-no-tratamento-de-fobia-social-psicologa-juliana-vieira-itajaipsicologia-itajai-terapia-secao-unicaPsicologia Itajai – Psicoterapia Cognitivo ComportamentalPsicologia Itajai – Psicóloga Juliana Vieira

PSICOLOGIA ITAJAÍ

Reestruturação Cognitiva: a chave da Terapia Cognitivo-Comportamental

tags: Reestruturação Cognitiva; transtornos mentais , Terapia cognitivo-comportamental

postado em: 10 de fevereiro de 2025

postado por: Psicóloga Juliana Vieira

A reestruturação cognitiva faz parte do processo psicoterapêutico que visa auxiliar as pessoas a identificar e modificar padrões de pensamento disfuncionais ou desadaptativos. Esses padrões podem incluir crenças irracionais, distorções cognitivas e pensamentos automáticos disfuncionais que contribuem para problemas emocionais e comportamentais ou até mesmo transtornos mentais.

A TCC tem se mostrado eficaz no tratamento de uma variedade de transtornos mentais, como depressão, ansiedade, transtorno obsessivo-compulsivo (TOC), transtornos da personalidade e transtorno de estresse pós-traumático (TEPT), entre outros. reestruturação cognitiva é uma técnica importante na Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC), ou até mesmo quase todo o processo da TCC.

A reestruturação cognitiva envolve geralmente:

  1. Identificar os pensamentos disfuncionais: reconhecer os pensamentos automáticos, as crenças e as interpretações que estão associadas a emoções e comportamentos disfuncionais;
  2. Questionar a validade dos pensamentos: é importante examinar criticamente esses pensamentos, questionando sua validade e buscando evidências que os sustentem ou não;
  3. Desenvolver pensamentos alternativos: e por último, substituir os pensamentos disfuncionais por pensamentos mais realistas, adaptativos e positivos. E com isso lidando e modificando com as crenças centrais disfuncionais, ou seja, a forma que me vejo, vejo o outro ou vejo o futuro.

Pense uma pessoa que se sente ansiosa em situações sociais, por meio da reestruturação cognitiva, ela pode identificar pensamentos como “As pessoas vão achar que eu sou uma boba” ou “Eu sou estranha”. Ao questionar a validade desses pensamentos, ela pode perceber que não há evidências concretas que os sustentem e que é possível que as pessoas nem estejam prestando atenção nela. Com isso, ela pode desenvolver pensamentos alternativos mais realistas, como “Eu posso sair com as minhas amigas e está tudo certo. Elas sempre me respeitam”ou “Às vezes minhas amigas vão rir de mim, é normal a gente brincar uma com as outras”.

É importante ressaltar que a reestruturação cognitiva é um processo gradual e que requer prática. Um terapeuta da TCC pode auxiliar nesse processo, ensinando técnicas e oferecendo apoio. Com o tempo e a prática, é possível desenvolver a habilidade de identificar e modificar padrões de pensamento disfuncionais, o que pode levar a uma melhora significativa no bem-estar emocional e na qualidade de vida.


Psicóloga Juliana Vieira

Psicóloga Juliana Vieira Juliana Vieira Almeida Silva é psicóloga formada pela Universidade do Vale do Itajaí desde 2001 e possui formação em Terapia Cognitiva-Comportamental. Doutora em Psicologia (UFSC) atua nas seguintes áreas: Psicoterapia Individual e Psicoterapia de Grupo, Psicoterapia Familiar e de Casal, Orientação Profissional, Aconselhamento, Diagnóstico para crianças, adolescentes e adultos. Tem vários artigos publicados na área da Psicologia e Administração. Além de Psicóloga Clínica, realiza atividades na área da Psicologia Organizacional: consultoria (Recrutamento e Seleção; Treinamento e Desenvolvimento, Plano de Cargos e Salários, entre outros) e palestras. Atualmente é docente em Cursos de Psicologia e Administração, bem como em pós-graduações.

Posts relacionados:


COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS!