Psicologia e Terapia Comportamental Cognitiva: O que é isto?
postado em: 3 de junho de 2013
postado por: Psicóloga Juliana Vieira
Tem se muito comentando sobre a Terapia Comportamental Cognitiva (TCC) e quem tem acompanhado o programa da Rede Globo de Televisão, Fantástico, e revistas já está por dentro do que seja. Primeiramente, é importante esclarecer, que é, entre tantas, uma das formas de pensamentos da Psicologia, portanto é uma prática de auxílio psicológico científica.
Mas primeiramente vamos esclarecer o que é Psicologia.
Psicologia é uma ciência que se caracteriza pelo estudo dos fenômenos psíquicos e processos psicológicos do ser humano, ou melhor, o estudo do comportamento humano. A Psicologia compreende uma vasta área de atuação, desde intervenções em escolas, organizações, hospitais, em clínicas. O psicólogo procura entender o que está acontecendo com a pessoa que o procurou (chamado cliente ou paciente), orientando em busca do seu bem estar.
E o que é a Terapia Comportamental Cognitiva (TCC)? A TCC acredita que os transtornos psicológicos, por exemplo como a depressão, o transtorno obsessivo-compulsivo entre outros, são decorrentes de uma maneira distorcida (os pensamentos) de perceber os fatos do seu dia-a-dia e com isto influenciando o seu comportamento e afeto, trazendo grandes prejuízos, na maioria das vezes, para sua vida.
No decorrer do processo terapêutico (nas sessões), com o auxílio do terapeuta (psicólogo), o paciente vai se dando conta da sua percepção equivocada e com isto vão ocorrendo modificações de comportamentos e estados emocionais. Não é mágica do profissional, e sim um trabalho de aprendizagem, utilizando também de técnicas cognitivas e comportamentais onde o ponto fundamental é a relação terapêutica. Esta é construída entre o terapeuta e o paciente que juntos estarão definindo e redefinindo os objetivos da terapia e de cada sessão.
Podemos então perceber, o quanto é fundamental e clara a participação do paciente no seu processo de mudança, na busca do seu bem-estar.
E por que esta terapia tem sido tão comentada nos meios de comunicação? Um dos motivos é que a Terapia Comportamental Cognitiva tem se mostrado muito eficaz no tratamento de diferentes transtornos psiquiátricos:
- Transtornos de Ansiedade (Ataque de Pânico; Agorafobia- intensa ansiedade ou esquiva a locais ou situações que podem representar perigo a pessoa; Fobia; Transtorno Obsessivo-Compulsivo; Transtorno de Estresse Pós-Traumático);
- Transtornos de Humor (Depressão, Transtorno Bipolar-comportamentos caracterizados às vezes por euforia, às vezes por depressão);
- Transtornos Alimentares (Anorexia; Bulimia:Obesidade);
- Disfunções Sexuais;
- Outros tipos de transtornos (Tricotilomania -arrancar cabelos ou pelos do corpo com perda significativa das áreas onde são arrancados; Jogo Patológico e outros.
O atendimento poderá ser realizado em crianças, adolescentes e adultos, sendo individual ou em grupo.