TDAH ou SÍNDROME DE HIPOATIVIDADE DO DESENGAJAMENTO COGNITIVO
postado em: 21 de abril de 2025
postado por: Psicóloga Juliana Vieira
A Síndrome de Hipoatividade do Desengajamento Cognitivo (CDHS) ainda é muito confundida com o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). Essa síndrome era conhecida como Tempo Cognitivo Lento (TCL), mas foi atualmente renomeada por um grupo de especialistas (Becker et al., 2023). A Síndrome de Hipoatividade do Desengajamento Cognitivo é um transtorno da atenção praticamente novo, sendo pesquisado a partir da metade da década de 1980, mas só recebeu relevância após o ano 2000.
A partir dos estudos realizados, observa-se que a CDHS tem mais em comum com formas internalizantes de transtornos mentais, como por exemplo, depressão, isolamento por ansiedade, sensibilidade excessiva a consequências adversas potenciais, entre outros.
Ainda não existe critérios oficiais para a definição desta síndrome como há para o TDAH, mas pesquisadores identificaram os sintomas mais importantes:
◦Devaneios (sonhar acordado);
◦Dificuldade para se manter acordado/alerta;
◦ Mentalmente confuso/facilmente confuso;
◦ Olhar perdido;
◦ “Desligado”, a mente está em outro lugar;
◦ Letárgico;
◦ Hipoativo;
◦ Movimentos lentos/indolente;
◦ Não processa perguntas ou explicações acuradamente;
◦ Aparência sonolenta/letárgica;
◦ Apático/isolado;
◦ Perdido em pensamentos:
◦ Lento para realizar tarefas;
◦ Falta de iniciativa/esforço se dissipa.
Para os pesquisadores, os problemas de atenção da CDHS são diferentes do TDAH, ou seja, a CDHS demonstra uma dissociação da atenção dos eventos externos para focar mais no conteúdo mental interno, como devaneios ou mente dispersa. Já o TDAH há uma diminuição nas representações mentais relacionadas com o comportamento de realizar um objetivo, tarefa ou futuro, apresentam uma dissociação excessiva da atenção para eventos externos no momento, ou seja, o que chama atenção para a pessoa com TDAH é aquele estímulo que está na sua frente em vez de uma atenção nos eventos mentais relacionados ao desempenho nas tarefas e no futuro mais em geral (representação mental interna).
Os dois transtornos estão presentes, aproximadamente, em 50% dos casos, refletindo comorbidade, porém eles não são subtipos nem representantes um do outro. Em relação aos prejuízos, a CDHS é menos prejudicial do que o TDAH em crianças. Em adultos a CDHS é mais prejudicial do que o TDAH em contexto acadêmicos e de trabalho, contudo menos em outros domínios da vida. Pesquisas demonstram que a CDHS está confiavelmente associada a isolamento social e à passividade e, também à ansiedade social.
Apesar do TDAH ser mais prejudicial nas relações sociais do que a CDHS, os dois transtornos interferem no desempenho escolar em grau significativo de diferentes formas. A CDHS oferece pouco risco para comportamento disruptivo na escola, mas trabalho acadêmico prejudicado, e o TDAH muitas vezes já predispõe a comportamento disruptivo na escola. A CDHS não “causa”, geralmente, muita dificuldade para dormir como o TDAH, só que está discretamente associada a maior sonolência durante o dia.
É difícil fazer o diagnóstico, pois muitos profissionais da saúde mental não têm conhecimento e por estar com frequência comórbido com o TDAH. Porém, fique atento aos sinais e sintomas do seu paciente.
Referências:
Barkley, R. A. (2023). Tratando TDAH em Crianças e Adolescentes: O que Todo Clínico Deve Saber. Artmed Editora.
Becker, S. P., Willcutt, E. G., Leopold, D. R., Fredrick, J. W., Smith, Z. R., Jacobson, L. A., … & Barkley, R. A. (2023). Report of a work group on sluggish cognitive tempo: Key research directions and a consensus change in terminology to cognitive disengagement syndrome. Journal of the American Academy of Child & Adolescent Psychiatry, 62(6), 629-645.