realidade-virtual-no-tratamento-de-fobia-social-psicologa-juliana-vieira-itajaipsicologia-itajai-terapia-secao-unicaPsicologia Itajai – Psicoterapia Cognitivo ComportamentalPsicologia Itajai – Psicóloga Juliana Vieira

PSICOLOGIA ITAJAÍ

Xixi na cama: conscientização da enurese e a utilização de aplicativo no tratamento

postado em: 27 de fevereiro de 2021

postado por: Psicóloga Juliana Vieira

O Diário de Petrópolis publico em seu site, na terça-feira do dia 26 de maio de 2020, uma notícia sobre o dia mundial da conscientização sobre a enurese, que é popularmente conhecida como “fazer xixi na cama”, que acomete cerca de 15% das crianças. A falta de conhecimento sobre esse transtorno de eliminação, que cientificamente se caracteriza pela perda de urina após os 5 anos de idade da criança, leva a maioria dos pais e educadores a aplicarem algumas punições a criança e 50% das vezes esta acontece de forma física.

O principal objetivo da conscientização é orientar os pais a ter conhecimento da enurese, para que os mesmos saibam lidar com o transtorno e consigam proporcionar a seus filhos tratamento adequado, evitando assim que ocorra a repreensão dos mesmos.

Segundo o Manual de Diagnóstico e Estatístico dos Transtornos Mentais- DSM-5 (APA, 2014.) os transtornos de eliminação são caracterizados pela eliminação indevida de urina (enurese), podendo ser diagnosticada em diurna e/ou noturna, e fezes (encoprese). Esses transtornos de eliminação podem ser voluntários ou involuntários e aumentam a possibilidade de problemas psicológicos para as crianças atrapalhando principalmente suas atividades e convívio social.

De acordo com um estudo aplicado por Mota e colaboradores (2020), crianças que são acometidas com a enurese apresentaram mais transtornos psiquiátricos, de hiperatividade e de oposição em comparação com os não enuréticos, parte disso tem a possibilidade de ter sido influenciado através das atitudes disciplinares de seus cuidadores, que segundo informações do Diário de Petrópolis, 85% desses atos tem o objetivo de punir.

A notícia apresenta algumas estratégias para que os pais consigam auxiliar seus filhos no processo de tratamento da enurese. Uma estratégia citada que funciona para a diminuição dos casos de enurese é o reforço positivo, ou seja, comemorar e parabenizar o progresso, mesmo que pequeno, da criança. Outra estratégia é utilizar de ferramentas para manter a criança motivada a seguir as orientações da terapia. Diante desses fatos e do atual cenário, em que há um aumento significativo no uso de dispositivos tecnológicos pelas crianças, principalmente com o isolamento social, foi implantado um aplicativo que ajuda de maneira divertida no processo de tratamento e acompanhamento desse transtorno de eliminação.

O aplicativo se chama ALLPEE e está disponível para download para sistemas Android e IOS lançado dia 06 de setembro de 2019, pelo projeto “Sem xixi na cama”. O aplicativo conta com um personagem chamado “Pee” que auxilia as crianças a seguir todas as orientações que são dadas para o tratamento de enurese, possuindo espaço para registro de rotina alimentar, episódios em que ocorreram o “xixi na cama” e jogos para que as crianças consigam interagir de forma lave com o assunto.

Tendo em vista o momento atual, de isolamento social, em que se vive no qual a ansiedade e o estresse estão cada vez mais presentes no dia a dia das pessoas, é de extrema importância que haja conscientização dos transtornos de eliminação e ferramentas, para que o tratamento seja mais leve e de qualidade tanto para a criança quanto para os responsáveis e educadores envolvidos.

**Artigo construído na disciplina de Psicopatologia Infantojuvenil- UNIVALI

Alunos: JÚLIA CUSTÓDIO; KELLY PEREIRA; PEDRO HENRIQUE ROCHA GUIMARÃES e PRISCILA RICARDO PEREIRA

Orientadora: Juliana Vieira Almeida Silva

REFERÊNCIAS:

Xixi na Cama: dia mundial alerta para condição que atinge 15% das crianças com mais de cinco anos. Diário de Petrópolis, maio 2020. Acesso em: 20 de out de 2020. Disponível no site: https://www.diariodepetropolis.com.br/integra/xixi-na-cama-dia-mundial-alerta-para-condicao-que-atinge-15-das-criancas-com-mais-de-cinco-anos-181667

Sem xixi na cama lança aplicativo para crianças. Sem xixi na cama, abril 2020. Acesso em 20 de out de 2020. Disponível no site: http://semxixinacama.com.br/blog/post/novidade-sem-xixi-na-cama-lanca-aplicativo-para criancas/#:~:text=Com%20a%20ajuda%20do%20personagem,sequinho%2C 20brincadeiras%20e%20muito%20mais

CAMPINHO, Fábio et al. ALLPEE – Um Sistema Sensível ao Contextopara Auxílio ao Tratamento do Comportamento de Enurese. Anais do XXII Simpósio Brasileiro de Sistemas Multimídia e Web (Vol. 2): Workshops e Sessão de Pôsteres, Teresina – Piauí, p. 95-98, novembro de 2016. Acesso em 20 de out de 2020. Disponível no site: https://sol.sbc.org.br/index.php/webmedia_estendido/article/view/4890/4796

Associação Americana de Psiquiatria. Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais: DSM-5. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2014.

 MOTA, Denise M. et al. Transtornos psiquiátricos em crianças com enurese aos 6 e 11 anos numa coorte de nascimentos. Jornal de Pediatria. (Rio J.) vol.96 no.3 Porto Alegre Maio/Jun, 2020. June 29, 2020. Acesso em 20 de out de 2020. Disponível no site: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0021 75572020000300318&script=sci_arttext&tlng=pt


Psicóloga Juliana Vieira

Psicóloga Juliana Vieira Juliana Vieira Almeida Silva é psicóloga formada pela Universidade do Vale do Itajaí desde 2001 e possui formação em Terapia Cognitiva-Comportamental. Doutora em Psicologia (UFSC) atua nas seguintes áreas: Psicoterapia Individual e Psicoterapia de Grupo, Psicoterapia Familiar e de Casal, Orientação Profissional, Aconselhamento, Diagnóstico para crianças, adolescentes e adultos. Tem vários artigos publicados na área da Psicologia e Administração. Além de Psicóloga Clínica, realiza atividades na área da Psicologia Organizacional: consultoria (Recrutamento e Seleção; Treinamento e Desenvolvimento, Plano de Cargos e Salários, entre outros) e palestras. Atualmente é docente em Cursos de Psicologia e Administração, bem como em pós-graduações.


COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS!