realidade-virtual-no-tratamento-de-fobia-social-psicologa-juliana-vieira-itajaipsicologia-itajai-terapia-secao-unicaPsicologia Itajai – Psicoterapia Cognitivo ComportamentalPsicologia Itajai – Psicóloga Juliana Vieira

PSICOLOGIA ITAJAÍ

Depressão: não consigo identificar o que sinto

postado em: 25 de março de 2016

postado por: Psicóloga Juliana Vieira

“Não consigo Depressãoidentificar o que sinto, mas sei que sinto e também sei que não é bom. Sinto uma falta de energia, sem forças até mesmo para levantar”. Há muito tempo tenho ouvido frases como estas dentro e fora do consultório e quando essas frases estiverem associadas a pensamentos negativos, fique atento. Atento pelo fato que podem estar relacionadas com a doença do século: a depressão. Muito se tem falado sobre a depressão e muitas pessoas não percebem que estão depressivas, pois a depressão é sinônimo de tristeza. Depressão não é somente tristeza, ela pode estar mascarada pela irritabilidade e ansiedade, mas está sempre presente o pensamento negativo. Esse pensamento ou esses pensamentos podem ser da própria pessoa, das outras pessoas e/ou do mundo. A pessoa muitas vezes se acha o para-raio das coisas negativas ou às vezes acha que nunca resolve as suas atividades ou problemas da maneira que queria, resumindo nunca está como gostaria de ser- está contaminada com seus pensamentos negativos. Há pessoas com depressão por não se sentirem bem, acham que não são uma boa companhia para os outros e começam a se isolar de seus amigos. Então vão algumas dicas: fique atento aos seus pensamentos; procure avaliar de diferentes formas a situação ou problema e não acredite somente no pensamento negativo; faça uma atividade física; saia com amigos ou pessoas que você goste; inicie atividades que você deixou de fazer e fique atento a eventos estressores e procure lidar com eles de uma forma saudável.


Psicóloga Juliana Vieira

Psicóloga Juliana Vieira Juliana Vieira Almeida Silva é psicóloga formada pela Universidade do Vale do Itajaí desde 2001 e possui formação em Terapia Cognitiva-Comportamental. Doutora em Psicologia (UFSC) atua nas seguintes áreas: Psicoterapia Individual e Psicoterapia de Grupo, Psicoterapia Familiar e de Casal, Orientação Profissional, Aconselhamento, Diagnóstico para crianças, adolescentes e adultos. Tem vários artigos publicados na área da Psicologia e Administração. Além de Psicóloga Clínica, realiza atividades na área da Psicologia Organizacional: consultoria (Recrutamento e Seleção; Treinamento e Desenvolvimento, Plano de Cargos e Salários, entre outros) e palestras. Atualmente é docente em Cursos de Psicologia e Administração, bem como em pós-graduações.


COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS!