realidade-virtual-no-tratamento-de-fobia-social-psicologa-juliana-vieira-itajaipsicologia-itajai-terapia-secao-unicaPsicologia Itajai – Psicoterapia Cognitivo ComportamentalPsicologia Itajai – Psicóloga Juliana Vieira

PSICOLOGIA ITAJAÍ

Conjugê: será que posso modificar o outro

postado em: 22 de setembro de 2015

postado por: Psicóloga Juliana Vieira

NoivosQuantas vezes já ouvi a seguinte frase: “Depois que casar, eu farei do meu marido (ou da minha esposa) um novo homem (ou uma nova mulher)!” Com isso, o cônjuge está afirmando que modificará o seu companheiro e será que isso realmente acontece? Através da minha experiência com casais, bem como através de leituras, a mudança é possível em um casamento, porém quando a relação não está bem antes do casamento, a probabilidade é que não venha melhorar depois (isso não é regra). Uma pessoa que trai ou é possessiva ou desinteressada vai mudar de uma hora para outra somente porque casou? Acredito que acontece, caso a pessoa se esforça para isso, o cônjuge está junto neste processo de mudança ou se acaba procurando uma ajuda de um profissional, mas mudar simplesmente porque casou, isso eu não acredito.

As relações sustentadas em fantasias de mudanças bruscas ou radicais, geralmente são complicadas e o resultado não é aquilo que o cônjuge salvador desejava (salvador-acha que vai salvar o outro), principalmente, pois vai acabando a energia e este salvador vai esperar por gratidão.

Formar uma união com base em amor e cumplicidade, sabendo que possíveis (pequenas) mudanças ou ajustes possam acontecer é saudável, mas formar uma união pensando em mudanças radicais, que tudo vai ser diferente, o resultado pode ser o que você não espera.

 

 


Psicóloga Juliana Vieira

Psicóloga Juliana Vieira Juliana Vieira Almeida Silva é psicóloga formada pela Universidade do Vale do Itajaí desde 2001 e possui formação em Terapia Cognitiva-Comportamental. Doutora em Psicologia (UFSC) atua nas seguintes áreas: Psicoterapia Individual e Psicoterapia de Grupo, Psicoterapia Familiar e de Casal, Orientação Profissional, Aconselhamento, Diagnóstico para crianças, adolescentes e adultos. Tem vários artigos publicados na área da Psicologia e Administração. Além de Psicóloga Clínica, realiza atividades na área da Psicologia Organizacional: consultoria (Recrutamento e Seleção; Treinamento e Desenvolvimento, Plano de Cargos e Salários, entre outros) e palestras. Atualmente é docente em Cursos de Psicologia e Administração, bem como em pós-graduações.


COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS!