realidade-virtual-no-tratamento-de-fobia-social-psicologa-juliana-vieira-itajaipsicologia-itajai-terapia-secao-unicaPsicologia Itajai – Psicoterapia Cognitivo ComportamentalPsicologia Itajai – Psicóloga Juliana Vieira

PSICOLOGIA ITAJAÍ

Você sabe o que é Transtorno Dismórfico Corporal?

postado em: 13 de julho de 2017

postado por: Psicóloga Juliana Vieira

O Transtorno Dismórfico Corporal é um distúrbio caracterizado por insatisfação e preocupação excessiva com a autoimagem, associando com um defeito minucioso que não existe. Os critérios para diagnóstico deste transtorno segundo o DSM-5 (Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais) são preocupação com algum aspecto da aparência, frequência caso houver comportamento repetitivo, como por exemplo olhar-se várias vezes no espelho. Além disso, também deve ser considerado se a preocupação interfere em alguma área da vida e se causa sofrimento.

Em um estudo realizado com 184 acadêmicos dos cursos de Nutrição e Psicologia de uma universidade comunitária de Santa Catarina, observou-se que 72,28% estavam insatisfeitos com a sua imagem corporal. A respeito dos indícios do transtorno, apenas 5,98% dos acadêmicos avaliados se encontraram dentro dos critérios para diagnóstico, sendo 6,52% do curso de Nutrição e 5,43% do curso de Psicologia.

Atualmente, o padrão estético estabelecido é que todos os indivíduos devem ser aparentemente iguais, procurando às vezes uma beleza inalcançável. Os achados reforçam a ideia de que os estudantes com estado nutricional adequado almejam atingir um padrão de magreza que a sociedade impõe. Tais questões devem servir de alerta, tendo em vista que estes fatores estão diretamente relacionados com outros tipos de transtornos alimentares, como consumo alimentar inadequado e excesso da prática de atividade física.

 

Psicóloga Juliana Vieira A. Silva

Acadêmicas de Nutrição: Francieli Peixoto e Mirella Teixeira S. Alves


Psicóloga Juliana Vieira

Psicóloga Juliana Vieira Juliana Vieira Almeida Silva é psicóloga formada pela Universidade do Vale do Itajaí desde 2001 e possui formação em Terapia Cognitiva-Comportamental. Doutora em Psicologia (UFSC) atua nas seguintes áreas: Psicoterapia Individual e Psicoterapia de Grupo, Psicoterapia Familiar e de Casal, Orientação Profissional, Aconselhamento, Diagnóstico para crianças, adolescentes e adultos. Tem vários artigos publicados na área da Psicologia e Administração. Além de Psicóloga Clínica, realiza atividades na área da Psicologia Organizacional: consultoria (Recrutamento e Seleção; Treinamento e Desenvolvimento, Plano de Cargos e Salários, entre outros) e palestras. Atualmente é docente em Cursos de Psicologia e Administração, bem como em pós-graduações.


COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS!