realidade-virtual-no-tratamento-de-fobia-social-psicologa-juliana-vieira-itajaipsicologia-itajai-terapia-secao-unicaPsicologia Itajai – Psicoterapia Cognitivo ComportamentalPsicologia Itajai – Psicóloga Juliana Vieira

PSICOLOGIA ITAJAÍ

Transtorno de Pânico: SOCORRO!!! MAS SERÁ QUE ESTOU PRECISANDO DE AJUDA?

postado em: 25 de março de 2014

postado por: Psicóloga Juliana Vieira

Ouvimos muito falar sobre pânico, tanto em revistas, jornais, bem como televisão. E o que seria pânico? A ansiedade  pode ser considerada normal ou patológica, sendo distinguida basicamente pela sua duração, frequência e a intensidade em que acontecem os sintomas. Ansiedade e pânico, mas o que tem a ver? Tudo!!!A pessoa com transtorno de pânico, apresenta crises de ansiedade, tais como ritmo cardíaco acelerado, suor, tremor, mal-estar entre outros, que aparentemente podem não estar associados a nada.

As sensações ocorridas por um ataque de pânico são aterrorizadoras, pois a “qualquer momento” pode acontecer de novo. A pessoa acaba estando sempre na expectativa que essas sensações venham advir. Geralmente, as sensações vêm associadas a pensamentos de morte, pois quem está passando por esta experiência tem a impressão que não irá sobreviver, até mesmo porque alguns dos sintomas, além dos descritos acima, envolvem reações como sufocamento, perda de controle e desmaios.

O transtorno de pânico é ataque de pânico, mas é necessário que haja diversos ataques de grande intensidade dentro de um período, aproximadamente, de um mês. Nas situações em que ocorrem o ataque, não há evidência de perigo objetivo, bem como os ataques não estão restritos a situações específicas, portanto são imprevisíveis.

A vida da pessoa que está tendo esta experiência é gravemente afetada, pois se priva de frequentar diversos lugares e vivenciar diferentes situações, minando sua liberdade e o seu bem-estar.


Psicóloga Juliana Vieira

Psicóloga Juliana Vieira Juliana Vieira Almeida Silva é psicóloga formada pela Universidade do Vale do Itajaí desde 2001 e possui formação em Terapia Cognitiva-Comportamental. Doutora em Psicologia (UFSC) atua nas seguintes áreas: Psicoterapia Individual e Psicoterapia de Grupo, Psicoterapia Familiar e de Casal, Orientação Profissional, Aconselhamento, Diagnóstico para crianças, adolescentes e adultos. Tem vários artigos publicados na área da Psicologia e Administração. Além de Psicóloga Clínica, realiza atividades na área da Psicologia Organizacional: consultoria (Recrutamento e Seleção; Treinamento e Desenvolvimento, Plano de Cargos e Salários, entre outros) e palestras. Atualmente é docente em Cursos de Psicologia e Administração, bem como em pós-graduações.


COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS!