Transtorno de Pânico: SOCORRO!!! MAS SERÁ QUE ESTOU PRECISANDO DE AJUDA?
postado em: 25 de março de 2014
postado por: Psicóloga Juliana Vieira
Ouvimos muito falar sobre pânico, tanto em revistas, jornais, bem como televisão. E o que seria pânico? A ansiedade pode ser considerada normal ou patológica, sendo distinguida basicamente pela sua duração, frequência e a intensidade em que acontecem os sintomas. Ansiedade e pânico, mas o que tem a ver? Tudo!!!A pessoa com transtorno de pânico, apresenta crises de ansiedade, tais como ritmo cardíaco acelerado, suor, tremor, mal-estar entre outros, que aparentemente podem não estar associados a nada.
As sensações ocorridas por um ataque de pânico são aterrorizadoras, pois a “qualquer momento” pode acontecer de novo. A pessoa acaba estando sempre na expectativa que essas sensações venham advir. Geralmente, as sensações vêm associadas a pensamentos de morte, pois quem está passando por esta experiência tem a impressão que não irá sobreviver, até mesmo porque alguns dos sintomas, além dos descritos acima, envolvem reações como sufocamento, perda de controle e desmaios.
O transtorno de pânico é ataque de pânico, mas é necessário que haja diversos ataques de grande intensidade dentro de um período, aproximadamente, de um mês. Nas situações em que ocorrem o ataque, não há evidência de perigo objetivo, bem como os ataques não estão restritos a situações específicas, portanto são imprevisíveis.
A vida da pessoa que está tendo esta experiência é gravemente afetada, pois se priva de frequentar diversos lugares e vivenciar diferentes situações, minando sua liberdade e o seu bem-estar.