realidade-virtual-no-tratamento-de-fobia-social-psicologa-juliana-vieira-itajaipsicologia-itajai-terapia-secao-unicaPsicologia Itajai – Psicoterapia Cognitivo ComportamentalPsicologia Itajai – Psicóloga Juliana Vieira

PSICOLOGIA ITAJAÍ

Trabalho e família: equilíbrio para o sucesso

postado em: 26 de dezembro de 2017

postado por: Psicóloga Juliana Vieira

A família é algo difícil de se definir, por mais que todas as pessoas de uma forma ou outra já foram ou são integrantes de alguma família. Porém, buscando na sua origem, o termo família origina-se do latim FAMULUS que denota “um conjunto de servos e dependentes de um chefe ou senhor” (PRADO, 1991)¹. Entre os chamados dependentes inclui-se a esposa e os filhos.

Há diferentes tipos de família e de acordo com o tipo de sociedade, de cultura e época vivida varia a composição da família, portanto, esta não é meramente um fenômeno natural, e sim, uma instituição social modificando-se no decorrer da história. Apesar dos conflitos existentes em uma família tem seu papel determinante no desenvolvimento da afetividade, sociabilidade e do bem-estar físico dos indivíduos. Portanto, a família é percebida como um lugar de refúgio, de afetividade, de relações de sentimento entre os seus membros.

Como a família pode ser considerada um dos aspectos mais importantes do ser humano, o trabalho também pode. O trabalho também serve como forma de subsistência e, além disso, como uma maneira de se inserir em um grupo social, formando uma identidade que vai sendo construída através da trocas sociais no seu próprio ambiente de trabalho. Desse modo, trabalho é uma forma fundamental das pessoas viverem.

Em relação trabalho influenciando família e família influenciando trabalho, tem se percebido que segundo pesquisas, executivos procuram manter a sua vida pessoal afastada da profissional. Por mais que haja essa busca, o que acaba acontecendo: o trabalho interferindo na família, como a família interferindo no trabalho, causando conflitos nas duas dimensões.

Muitas empresas já estão se preocupando com a relação trabalho e família dos seus funcionários, ou melhor, os conflitos nesta relação, mas estes também precisarão fazer força ao lado da empresa, antes que a sua carreira prejudique a sua vida pessoal ou vice-versa. Como cada um estará fazendo é considerada a chave da questão. Não há receitas para isso e sim, conhecer a sua necessidade e encontrar alternativas de como equilibrar suas obrigações pessoais e profissionais.

¹ PRADO, D. O que é família. Coleção Primeiros Passos. São Paulo: Brasiliense. 1981.


Psicóloga Juliana Vieira

Psicóloga Juliana Vieira Juliana Vieira Almeida Silva é psicóloga formada pela Universidade do Vale do Itajaí desde 2001 e possui formação em Terapia Cognitiva-Comportamental. Doutora em Psicologia (UFSC) atua nas seguintes áreas: Psicoterapia Individual e Psicoterapia de Grupo, Psicoterapia Familiar e de Casal, Orientação Profissional, Aconselhamento, Diagnóstico para crianças, adolescentes e adultos. Tem vários artigos publicados na área da Psicologia e Administração. Além de Psicóloga Clínica, realiza atividades na área da Psicologia Organizacional: consultoria (Recrutamento e Seleção; Treinamento e Desenvolvimento, Plano de Cargos e Salários, entre outros) e palestras. Atualmente é docente em Cursos de Psicologia e Administração, bem como em pós-graduações.


COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS!