realidade-virtual-no-tratamento-de-fobia-social-psicologa-juliana-vieira-itajaipsicologia-itajai-terapia-secao-unicaPsicologia Itajai – Psicoterapia Cognitivo ComportamentalPsicologia Itajai – Psicóloga Juliana Vieira

PSICOLOGIA ITAJAÍ

Tolerância: utilize dela no seu dia a dia

postado em: 2 de fevereiro de 2018

postado por: Psicóloga Juliana Vieira

Somos influenciados de uma alguma forma pelo o ambiente no qual vivemos, às vezes de uma forma mais direta e perceptível ou de uma forma mais indireta ou sutil.

E a mídia é uma forma de influência que tanto pode ser positiva como negativa.

A busca pelo sucesso, pelo corpo mais bonito, por relações pode ser passada pela mídia de forma errônea ou pelo contrário: a pessoa acaba interpretando de uma forma inadequada ou não consegue filtrar esse conteúdo, assimilando esse comportamento.

Mas sobre as relações é que quero tratar aqui nesse artigo.

O relacionamento precisa ser uma fonte de prazer ou de alegria, porém se o lado negativo está pesando mais é hora de haver uma avaliação mais cuidadosa.

Nessa avaliação seria importante tanto se avaliar como a própria relação, procurar se está existindo uma tolerância para consigo e com o outro.

O sucesso nas relações está também associado a assertividade.

No primeiro momento em que o casal se conhece há a denominada “paixão”, depois que passa esse período, os defeitos começam a aflorar e se não existe uma tolerância e persistência do casal o relacionamento pode acabar.

Tudo incomoda, tudo irrita, coisas banais são transformadas em grandes campos de guerra.

Então, muitas vezes, as pessoas preferem investir em um novo relacionamento a negociar, entender, tolerar a relação atual.

E a mídia acaba incentivando em alguns momentos uma forma de relacionamento fácil de ser trocado e não somente por uma outra pessoa, mas também por coisas… “para me sentir feliz, substituo um relacionamento por compras” (opina uma pessoa).

Relacionamentos são importantes, mas é preciso que tenhamos tolerância com o outro e para consigo, perceber que ninguém é perfeito e as mudanças de comportamento não ocorrem tão rapidamente como esperamos.


Psicóloga Juliana Vieira

Psicóloga Juliana Vieira Juliana Vieira Almeida Silva é psicóloga formada pela Universidade do Vale do Itajaí desde 2001 e possui formação em Terapia Cognitiva-Comportamental. Doutora em Psicologia (UFSC) atua nas seguintes áreas: Psicoterapia Individual e Psicoterapia de Grupo, Psicoterapia Familiar e de Casal, Orientação Profissional, Aconselhamento, Diagnóstico para crianças, adolescentes e adultos. Tem vários artigos publicados na área da Psicologia e Administração. Além de Psicóloga Clínica, realiza atividades na área da Psicologia Organizacional: consultoria (Recrutamento e Seleção; Treinamento e Desenvolvimento, Plano de Cargos e Salários, entre outros) e palestras. Atualmente é docente em Cursos de Psicologia e Administração, bem como em pós-graduações.


COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS!