realidade-virtual-no-tratamento-de-fobia-social-psicologa-juliana-vieira-itajaipsicologia-itajai-terapia-secao-unicaPsicologia Itajai – Psicoterapia Cognitivo ComportamentalPsicologia Itajai – Psicóloga Juliana Vieira

PSICOLOGIA ITAJAÍ

Procurar um psicólogo, eu? Por que? Não sou louco!

postado em: 19 de junho de 2013

postado por: Psicóloga Juliana Vieira

No nosso dia-a-dia quantas vezes ouvimos frases como a citada no título: “Psicólogo é coisa de maluco, para doido. Eu não preciso! É frescura, resolvo o meu problema sozinho!”Frases como estas são muito comuns, mas também percebemos que ainda há pouco conhecimento e informação sobre o que é Psicologia e o que o Psicólogo faz.

Mas o que é Psicologia? Psicologia é uma ciência que estuda o comportamento humano, a pessoa em interação com o seu meio, com o seu ambiente e é nesta interação que alguns psicólogos acreditam que está a “causa” do chamado “problema psicológico”. Problema psicológico pode ser definido como o comportamento de uma pessoa a uma situação que pode causar um mal-estar ou sofrimento para ela e/ou para outras pessoas. Esta forma de agir não é do acaso e sim, foi aprendido durante a sua vida, pelas experiências que passou ou viu acontecer com outras pessoas.

O trabalho do psicólogo se caracteriza em ajudar a pessoa no qual busca ajuda e analisar o seu problema, os seus comportamentos e como conseqüência o alívio do sofrimento da pessoa que lhe procurou. No decorrer do processo psicoterapêutico, a pessoa (o cliente ou paciente) vai se tornando mais habilidosa em lidar com situações que lhe causam mal-estar, passa a redefinir as suas crenças e regras que não são mais necessárias para a sua vida presente.

Algumas vezes a pessoa não sente a necessidade de buscar um psicólogo para ajudar na resolução dos seus problemas, na resolução do seu mal-estar, mas alguém de fora acaba lhe mostrando a necessidade, por exemplo: alguém da sua família, na empresa em que trabalha, professor do colégio, um médico.

Porém mesmo assim você está em dúvida se deve procurar um psicólogo ou não. Então analise os seguintes pontos: qual é o meu problema ou a minha dificuldade? Consigo lidar sozinho com isto? Sei quando acontece e consigo resolver? Quantas tentativas fiz para superar o meu problema e não resolveu? Há quanto tempo continua este problema? Afeta a minha vida?

Após responder estas questões você poderá avaliar a necessidade de procurar um profissional especializado. Mas não sei aonde procurar? Pergunte a um médico de sua confiança, para um amigo ou procure o Conselho de Psicologia.

Então, procurar um psicólogo para lhe ajudar não é coisa de louco e algumas vezes precisamos de ajuda para resolver ou minimizar o mal-estar e o sofrimento.


Psicóloga Juliana Vieira

Psicóloga Juliana Vieira Juliana Vieira Almeida Silva é psicóloga formada pela Universidade do Vale do Itajaí desde 2001 e possui formação em Terapia Cognitiva-Comportamental. Doutora em Psicologia (UFSC) atua nas seguintes áreas: Psicoterapia Individual e Psicoterapia de Grupo, Psicoterapia Familiar e de Casal, Orientação Profissional, Aconselhamento, Diagnóstico para crianças, adolescentes e adultos. Tem vários artigos publicados na área da Psicologia e Administração. Além de Psicóloga Clínica, realiza atividades na área da Psicologia Organizacional: consultoria (Recrutamento e Seleção; Treinamento e Desenvolvimento, Plano de Cargos e Salários, entre outros) e palestras. Atualmente é docente em Cursos de Psicologia e Administração, bem como em pós-graduações.


COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS!