realidade-virtual-no-tratamento-de-fobia-social-psicologa-juliana-vieira-itajaipsicologia-itajai-terapia-secao-unicaPsicologia Itajai – Psicoterapia Cognitivo ComportamentalPsicologia Itajai – Psicóloga Juliana Vieira

PSICOLOGIA ITAJAÍ

Procrastinação: será que tenho?

postado em: 9 de janeiro de 2018

postado por: Psicóloga Juliana Vieira

Frases como o título desse artigo faz parte do nosso cotidiano. “Só depois de amanhã eu faço…” “Pode ser amanhã?”. Claro que é comum isso, porém quando há uma freqüência, quando a pessoa não percebe as consequências do seu comportamento, pode ser denominado de procrastinação. E como é isso? Procrastinação deriva do latim procastinationem que significa no dia seguinte, ou melhor, adiamento e por que não, fazer fora do prazo.

Estudos demonstram que se pudesse traçar um perfil de um procrastinador seria uma pessoa desorganizada, que não demonstra competência frente a atividades ou qualquer outra situação que considera desagradável e acabam não sendo produtivos comparados a outras pessoas do seu trabalho. Há procrastinadores que se sentem culpados por não terem realizado as atividades que precisaria no tempo determinado, mas também às vezes este sentimento de culpa vem acompanhado de uma sensação de liberdade, alívio por não precisar fazer uma atividade ou enfrentar uma situação que lhe causa desconforto.

Aí vão algumas dicas para os procrastinadores: fazer as atividades no tempo determinado; organização dos seus compromissos, definindo em ordem de prioridade (quem sabe, comprar uma agenda e usá-la), agendar as atividades deixando de forma visível para que não sejam esquecidas, ou melhor, estabelecer regras para você!!! Administração do tempo se torna a palavra-chave.


Psicóloga Juliana Vieira

Psicóloga Juliana Vieira Juliana Vieira Almeida Silva é psicóloga formada pela Universidade do Vale do Itajaí desde 2001 e possui formação em Terapia Cognitiva-Comportamental. Doutora em Psicologia (UFSC) atua nas seguintes áreas: Psicoterapia Individual e Psicoterapia de Grupo, Psicoterapia Familiar e de Casal, Orientação Profissional, Aconselhamento, Diagnóstico para crianças, adolescentes e adultos. Tem vários artigos publicados na área da Psicologia e Administração. Além de Psicóloga Clínica, realiza atividades na área da Psicologia Organizacional: consultoria (Recrutamento e Seleção; Treinamento e Desenvolvimento, Plano de Cargos e Salários, entre outros) e palestras. Atualmente é docente em Cursos de Psicologia e Administração, bem como em pós-graduações.


COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS!