realidade-virtual-no-tratamento-de-fobia-social-psicologa-juliana-vieira-itajaipsicologia-itajai-terapia-secao-unicaPsicologia Itajai – Psicoterapia Cognitivo ComportamentalPsicologia Itajai – Psicóloga Juliana Vieira

PSICOLOGIA ITAJAÍ

Mulheres maduras: a mudança

postado em: 22 de janeiro de 2018

postado por: Psicóloga Juliana Vieira

Nos últimos tempos ocorreram diferentes mudanças e alguns fatos que aconteceram nos últimos 10 anos provocaram grandes alterações no que diz respeito à mulher: no mercado de trabalho e nas suas relações.

Resgatando a história, observa-se que o papel da mulher passou por diferentes variações.

Na comunidade primitiva, a mulher possuía as mesmas funções do homem, no sentido de caçar, pescar e até mesmo guerrear.

A partir do momento que a vida nômade foi abandonada, a mulher começou a ter a função principal de procriação, enquanto o homem a sobrevivência da família.

Contudo, com a descoberta dos instrumentos para a agricultura e fundição de metais o trabalho ficou associado à criação, tornando-se o homem dono e senhor da terra, passando a ter um novo valor além do social, o econômico e a mulher reduzida à procriação e atividades domésticas.

Com a revolução industrial há uma ruptura a limitação feminina, sendo a mulher procurada para trabalhar.

E a mulher nas suas relações? A mulher moderna não pára de quebrar tabus, principalmente as mulheres maduras –acima de 40 anos- que vem transgredindo os paradigmas machistas.

A cada ano aumenta o número de mulheres que casam ou namoram homens mais novos.

Atualmente, a mulher é a mais velha que o seu cônjuge em um de cada cinco casamentos e uniões estáveis, como exemplos, na mídia encontramos várias.

De acordo com estudos são mulheres com uma vida econômica estável, estão à procura de um relacionamento sério, geralmente não vão a baladas e sim, são frequentadoras de teatros e restaurantes.

E lá vão as mulheres, sempre em busca de mudanças!!!!


Psicóloga Juliana Vieira

Psicóloga Juliana Vieira Juliana Vieira Almeida Silva é psicóloga formada pela Universidade do Vale do Itajaí desde 2001 e possui formação em Terapia Cognitiva-Comportamental. Doutora em Psicologia (UFSC) atua nas seguintes áreas: Psicoterapia Individual e Psicoterapia de Grupo, Psicoterapia Familiar e de Casal, Orientação Profissional, Aconselhamento, Diagnóstico para crianças, adolescentes e adultos. Tem vários artigos publicados na área da Psicologia e Administração. Além de Psicóloga Clínica, realiza atividades na área da Psicologia Organizacional: consultoria (Recrutamento e Seleção; Treinamento e Desenvolvimento, Plano de Cargos e Salários, entre outros) e palestras. Atualmente é docente em Cursos de Psicologia e Administração, bem como em pós-graduações.


COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS!