Família, profissão, sucesso: será que pode ter relação?
postado em: 5 de janeiro de 2018
postado por: Psicóloga Juliana Vieira
O que é sucesso? O que é uma vida bem-sucedida? A cada dia que passa demonstram que uma vida bem-sucedida é a preocupação do homem moderno. O mundo contemporâneo voltado para a valorização do dinheiro e poder acaba por estar em busca do sucesso como um ideal absoluto. Porém, para Ferry (2004) que escreve sobre isso, ressalta que uma vida bem-sucedida está relacionada a ser bem sucedido socialmente, inerente aos valores construídos por nossa sociedade, mas que difere de pessoa para pessoa. Tanto ser amado, bonito, inteligente ou ganhar muito dinheiro e ter status.
Há diferentes formas de entender o que é sucesso de acordo com as visões de diversos autores. Há aquele que considera o sucesso com significado diferente de acordo com o período vivenciado, tendo um significado para cada indivíduo, como sendo o início do equilíbrio entre trabalho e família ou até mesmo analisado como um domínio de referência desejado, um ideal absoluto.
O sucesso não é uma palavra da modernidade e sim, já vem sendo abordado desde o tempo da Grécia Antiga, o que tem acontecido é que o sucesso está revestido de novos significados.
Durante a década de 60 a busca do sucesso passou a ser uma obstinação ou até mesmo um comportamento obsessivo da classe média. A partir da década de 80 houve uma mudança, aonde principalmente, os administradores começaram a ter um olhar diferenciado da sua qualidade de vida, privilegiando menos o seu trabalho. Na década de 90, a incerteza e a insegurança permearam o mundo organizacional, palavras como enxugar passaram a imperar, contrapondo as carreiras estáveis, ratificando a ideia da vida pessoal não estar em segundo plano. Surge então um novo conceito de sucesso, o sucesso pessoal em que critérios alheios ao trabalho desempenham importante papel nas concepções pessoais de sucesso e não somente uma busca de realização profissional.
Pessoas de sucesso, segundo alguns autores, podem ser definidas de acordo com as seguintes características: aspiram alcançar metas mais realistas; respondem positivamente à competição; tomam iniciativa; preferem tarefas de cujos resultados possam ser pessoalmente responsável; assumem riscos moderados; buscam feedback para melhorar seus desempenhos.
A busca do sucesso muitas vezes traz consigo um sentimento de ansiedade, frustração e insegurança, pois colocam que o fracasso profissional está relacionado somente ao próprio indivíduo. Com isso acaba afetando o indivíduo como um todo, acarretando o aumento de taxas de divórcio e suicídio, bem como se acostumam a ficar menos tempo com suas famílias.
Raramente o sucesso pode ser atingido sem esforço e sem um caráter opressivo, gerador de muita ansiedade. Porém, o trabalho ainda não precisa se tornar um comportamento compulsivo, pois isso também não significa que conseguirá o sucesso. Que o indivíduo encontre além do trabalho coisas que lhe dêem satisfação, que haja um equilíbrio entre sucesso profissional e vida pessoal.