realidade-virtual-no-tratamento-de-fobia-social-psicologa-juliana-vieira-itajaipsicologia-itajai-terapia-secao-unicaPsicologia Itajai – Psicoterapia Cognitivo ComportamentalPsicologia Itajai – Psicóloga Juliana Vieira

PSICOLOGIA ITAJAÍ

Dia das crianças: a importância dos pais

postado em: 21 de setembro de 2014

postado por: Psicóloga Juliana Vieira

Estamos perto do Dia das Crianças, então pensei em escrever para os pais e cuidadores, para auxiliar esses pequenos!!!

Todos nós nos espelhamos em alguém que admiramos e geralmente é uma pessoa bem-sucedida. A criança a mesma coisa, ela acaba tendo como modelo os seus pais e seu comportamento está muito pertinente a relação que estabelece entre ela e seus pais. Nesta semana recebi um e-mail que dizia: “sofrendo críticas, a criança aprende a condenar; sendo vítima de hostilidade, a criança aprende a agredir; sendo alvo de zombarias, a criança se torna extremamente tímida; sendo vítima de humilhações à criança adquire sentimento de culpa; vivendo com tolerância, a criança aprende a ser paciente; recebendo afeto, a criança desenvolve a auto-estima; sendo elogiada, a criança aprende a apreciar; convivendo em ambiente íntegro, a criança aprende a ser honesta; vivendo num ambiente seguro, a criança sente-se capa; recebendo incentivo, a criança desenvolve a autoconfiança; vivendo com positivismo e amizade, a criança aprende a amar”. Lendo estas frases até parece uma receita de como ter um filho “perfeito”, porém não é! O que acontece é que comportamento gera comportamento, se os pais estabelecem uma relação saudável com o seu filho, a probabilidade de ser recíproco é alta. Mas também é necessário observar além do contexto de casa, pois às vezes a criança tem um ambiente saudável em casa e vive também em outro muito aversivo, prejudicando o seu desenvolvimento.Então, lembre-se : a criança precisa muito dos pais em todos os dias da sua!!!!


Psicóloga Juliana Vieira

Psicóloga Juliana Vieira Juliana Vieira Almeida Silva é psicóloga formada pela Universidade do Vale do Itajaí desde 2001 e possui formação em Terapia Cognitiva-Comportamental. Doutora em Psicologia (UFSC) atua nas seguintes áreas: Psicoterapia Individual e Psicoterapia de Grupo, Psicoterapia Familiar e de Casal, Orientação Profissional, Aconselhamento, Diagnóstico para crianças, adolescentes e adultos. Tem vários artigos publicados na área da Psicologia e Administração. Além de Psicóloga Clínica, realiza atividades na área da Psicologia Organizacional: consultoria (Recrutamento e Seleção; Treinamento e Desenvolvimento, Plano de Cargos e Salários, entre outros) e palestras. Atualmente é docente em Cursos de Psicologia e Administração, bem como em pós-graduações.


COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS!