realidade-virtual-no-tratamento-de-fobia-social-psicologa-juliana-vieira-itajaipsicologia-itajai-terapia-secao-unicaPsicologia Itajai – Psicoterapia Cognitivo ComportamentalPsicologia Itajai – Psicóloga Juliana Vieira

PSICOLOGIA ITAJAÍ

Aluno com autismo e TDAH realiza exposição de suas pinturas em Manaus

tags: Autismo , TDAH

postado em: 13 de outubro de 2020

postado por: Psicóloga Juliana Vieira

O portal do Amazônia publicou em seu site uma notícia sobre um estudante de 11 anos, da rede municipal de ensino, que é artista e faria a primeira exposição individual em Manaus capital do Amazonas, com o título “Criando e Brincando com as cores”. O menino foi diagnosticado com Transtorno do espectro Autista e Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH).  O portal informa que o menino encontrou nos desenhos uma maneira para se expressar, desde os 7 anos, retratando a própria vida. Sendo que essa atividade no início tinha como objetivo ajudar o menino a ficar mais calmo, e assim virou arte e ganhou o mundo.

     Segundo o site na rede municipal são mais de mil alunos matriculado na educação especial. De acordo com a subsecretária Gestão Educacional da Secretaria Municipal de Educação (Semed), o esforço dos educadores tem sido fundamental e mostra o compromisso na construção de uma educação humana e transformadora, que reconhece o direito à aprendizagem, de todos, sem exceção.

Por conta do autismo, o estudante desenvolveu um quadro de insônia crônica e já chegou a ficar 24 horas sem dormir. Com muita energia para gastar, é na arte da pintura que ele se encontra o pequeno artista passa mais de 12 horas criando e, no ano passado, iniciou o processo de pintura em tela com pincéis de pelo. Ele possui um acervo com mais de mil desenhos. Como a maioria das crianças autistas, o menino têm dificuldades de comunicação e de socialização. Por isso, a professora dele, por meio dos desenhos, realiza mesmo à distância um trabalho de inclusão, para o ajudar a interagir com os coleguinhas quando as aulas presenciais retornarem.

A mãe do estudante relatou que a escola foi fundamental para o desenvolvimento do filho. “O quadro do meu filho é muito delicado, há sobrecarga sensorial em todos os sentidos. Ele é muito hiperativo, não consegue frequentar a escola diariamente, mas no período que ele frequentou foi muito bem acolhido pela professora e pelos colegas. Quando ele começava a pintar, as outras crianças se aproximavam dele, era uma forma de interagir”, disse a mãe.


PORTAL AMAZÔNIA. Aluno com autismo e TDAH realiza exposição de suas pinturas neste domingo, em Manaus. Disponível em: https://portalamazonia.com/cultura/arte/aluno-com-autismo-e-tdah-realiza-exposicao-de-suas-pinturas-neste-domingo-em-manaus. Acesso em: 28 set. 2020.


**Artigo construído na disciplina de Psicopatologia Infantojuvenil- UNIVALI

Alunos:

Alunos: Carla Thaís Teles Leite, Keith de Amaral dos Santos, Luísa Raquel Carneiro Dias, Tiago Buatim Nion da Silveira, Valéria Cristina Luiz.

Orinetadora: Juliana Vieira Almeida Silva



Psicóloga Juliana Vieira

Psicóloga Juliana Vieira Juliana Vieira Almeida Silva é psicóloga formada pela Universidade do Vale do Itajaí desde 2001 e possui formação em Terapia Cognitiva-Comportamental. Doutora em Psicologia (UFSC) atua nas seguintes áreas: Psicoterapia Individual e Psicoterapia de Grupo, Psicoterapia Familiar e de Casal, Orientação Profissional, Aconselhamento, Diagnóstico para crianças, adolescentes e adultos. Tem vários artigos publicados na área da Psicologia e Administração. Além de Psicóloga Clínica, realiza atividades na área da Psicologia Organizacional: consultoria (Recrutamento e Seleção; Treinamento e Desenvolvimento, Plano de Cargos e Salários, entre outros) e palestras. Atualmente é docente em Cursos de Psicologia e Administração, bem como em pós-graduações.

Posts relacionados:


COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS!